Felicidade?

Desenho: Paula Martins


Por que temos tanto medo dela?
Por que não temos coragem de aceitá-la?
Porque muitas vezes a temos e não reconhecemos?
Talvez porque não conseguimos perceber que ela não é exactamente aquilo que pensamos, que ela é bem diferente daquilo que nos dizem desde a mais tenra idade.
Felicidade é isso... Felicidade é aquilo....
Mas somente nós mesmos podemos encontrá-la, e tirar nossas próprias conclusões, e defini-la de acordo com a nossa própria experiência.
Como tudo na vida....
Mas... fulano é assim, Sicrano é assado....Beltrano não sei mais o que....
Sei lá...não conheço Beltrano, nem Sicrano, nem fulano, quantas vezes não julgamos uma pessoa sem sequer conhece-la, somente pelo que alguém nos disse a respeito dela, quantas pessoas maravilhosas poderia ter deixado de conhecer, se não fosse minha teimosia em ver com meus próprios olhos se Sicrano é assim ou assado....saaanta teimosia, tudo bem, nem sempre foi tão bom assim, mas na grande maioria das vezes as ideias que as pessoas fazem de uma determinada pessoa pode ser diferente da minha, somos diferentes, o que é bom pra mim, pode não ser para outros e vice-versa.
Enfim, e é assim com a felicidade, confiamos no que nos disseram a respeito dela e ficamos presos a definições que não são nossas, que não são fruto de nossa própria experiência, e então ficamos esperando.... esperando..... esperando e não a encontramos, nem nunca vamos encontrar, porque não procuramos a nossa felicidade, procuramos a felicidades dos outros.
Não existe uma única definição de felicidade, existem varias, ou melhor, cada um tem a sua, mas é preciso encontra-la dentro de si mesmo, e não ficar procurando nos outros, ou, pior ainda, esperando que venham nos trazê-la.
Enfim, continuo procurando a minha dentro de mim, sem dar ouvidos a quem diga, é assim, é assado, é isto ou é aquilo.
Felicidade então pode ser, simplesmente, o ato de poder procurar a minha própria felicidade, e me libertar da péssima mania do ser humano contemporâneo de tentar viver a felicidade dos outros. Dá menos trabalho.....

Postagens mais visitadas