ORAÇÃO

a uma bailarina (pm)


Guardo uma energia represada;
Vou colocá-la em movimento
E cada poro do meu corpo há de expandir-se
Diante do espelho luz platéia
Mais que espanto e medo
Antes cada passo dos pés sobre o chão
E das mãos e braços em movimento
No limite do meu espaço
Ao Universo em ciranda
Minha dança seja ofertada.


Poema de Shidon Soares dedicado a mim, postado em seu blog no dia 16.7.2010
http://shidon.zip.net/


Aproveito para colocar aqui também um outro poema do mesmo autor que gostei muito.


SENTIDO



Meu corpo é minha carcaça
Se a carcaça está vazia
O vazio no nada carrega
E se é vazia é espaçosa
Mas não serve para nada
Que não seja o papel de carcaça
Seja carcaça feia ou bonita
Barriguda ou tanquinho
Pintada ou maltratada
Gorda ou raquítica
É sempre carcaça;


E eu carrego a minha
Remendada carne
E desvios de pontos cardeais
Cais donde partem minhas velas
E outras embarcações cordiais
Umas abertas outras acesas
A minhas vida estradeira
Qualquer direção
Norte sul leste oeste
E sempre carregando minha carcaça
Por onde quer que eu ande
Com ela eu vou
Às vezes triste
De outras contente
Se sorri
São tantos os motivos
Melhor uma carcaça prejudicada
Mas que de si própria saiba rir sorridente;


E lá vou eu carcaça carne caveira
De palavras com sentido carregado
Por todos os meus cantos
Palavras soltando esporos criptogâmicos
Espalhados pelos poros
Vogais consoantes todas juntadas cascatas
Belo puteiro aqui organizado
Mais em cima
Mais embaixo também
Frases sentenças gemidos
Composições planaltos e planícies
Poesia poema crônica
Da vida contadas contas
D'água em palavras tecidas
Todas as canções
As mais belas e as tristes
E com todas elas eu me carrego
Todas elas fêmeas
Matrizes da carcaça nutrizes;


E lá me vou regada carcaça
Que se a carcaça está vazia
Seja ela feia ou bonita
Perde de si própria o sentido
Folha em branco sem traço
Ausente de vida
Completa carcaça
Que se estiver vazia
Não serve para nada
Que não seja morada do nada
Absoluta ausência de sentido e palavra
E vazio.


postado em 6.11.2009

Postagens mais visitadas